Renegociação do fies: descontos de até 99% para inadimplentes

0

O Ministro da Educação, Camilo Santana, trouxe esperança a milhares de estudantes em débito com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao anunciar nesta quarta-feira (1º) que os beneficiários com pagamentos em atraso terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com descontos significativos. A medida foi reforçada pela sanção presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva à lei do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, que contempla a situação dos estudantes inadimplentes.

Os números refletem uma realidade preocupante: existem aproximadamente 1,2 milhão de contratos inadimplentes no Fies, acumulando uma dívida de R$ 54 bilhões. Para enfrentar essa situação, o governo propõe mudanças substanciais, prometendo transformar o Fies em um programa mais social, conforme declarado por Camilo Santana em um vídeo divulgado pelo presidente Lula.

No intuito de encorajar a continuidade dos estudos, o presidente Lula expressou solidariedade aos endividados, enfatizando que a inadimplência não deve ser motivo de vergonha, mas uma circunstância a ser superada com as novas condições oferecidas pelo governo.

As novas regras de renegociação apresentam vantagens expressivas para os estudantes que se encontram com débitos vencidos há mais de 90 dias, contados até 30 de junho de 2023. O programa tem condições ainda mais atrativas para contratos firmados até o final de 2017.

O desconto pode chegar a até 99% do valor total para estudantes que estão inadimplentes há mais de 360 dias até a data-limite e que estão inscritos no Cadastro Único ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021. Para os que não atendem a esses critérios, mas possuem dívidas com mais de um ano de atraso, o abatimento pode ser de até 77%.

Essa iniciativa do governo tem como objetivo principal facilitar o acesso à educação superior e aliviar o peso financeiro de milhares de jovens que aspiram a concluir seus estudos universitários. O Ministro da Educação enfatiza que a reestruturação do Fies, ao conceder esses descontos, deve revitalizar o programa e restabelecer seu propósito fundamental de ser um instrumento de inclusão educacional.

Aguarda-se agora mais detalhes sobre o processo de renegociação, que serão essenciais para os estudantes tomarem as medidas necessárias para regularizar sua situação junto ao Fies e, por conseguinte, prosseguirem com seus estudos e contribuírem mais plenamente para a sociedade.

Para mais informações sobre as mudanças no Fies e orientações sobre a renegociação das dívidas, continue acompanhando as atualizações em VTNEWS.

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui