Durante a inauguração do estande do estado de Mato Grosso na China International Import Expo (CIIE) em Shanghai, o governo mato-grossense selou dois termos de cooperação com províncias da China, reforçando e expandindo laços comerciais importantes.
Cooperação com Fujian
O primeiro acordo, firmado entre o governador Mauro Mendes e representantes da província de Fujian, visa fortalecer as relações comerciais já existentes, reconhecendo ambos os estados como grandes produtores em seus respectivos países. Mato Grosso, conhecido por seu robusto agronegócio, considera a China como seu principal parceiro comercial. A presença na CIIE é um movimento estratégico para aprofundar os laços comerciais e fomentar o crescimento econômico.
Parceria com Shaanxi e Zona de Processamento de Exportação (ZPE)
O segundo termo de cooperação, assinado pelo governador, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o governo da província de Shaanxi, destina-se a criar um canal de negócios entre a Zona Franca de Shaanxi e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, em Mato Grosso. O objetivo é trocar experiências e conhecimentos que auxiliem na implantação e no sucesso operacional da ZPE de Cáceres, com foco na eficiência e competência.
Outras Iniciativas
A Federação das Indústrias de Mato Grosso e a Aprosoja também aproveitaram a ocasião para firmar acordos que visam desenvolver uma plataforma de negócios conjunta para as indústrias locais, além de promover a qualidade e a sustentabilidade da produção de soja e milho de Mato Grosso no mercado internacional.
Essas parcerias refletem um esforço do governo de Mato Grosso para impulsionar a economia local por meio da cooperação internacional, buscando ganhar experiência, expandir mercados para seus produtos e atrair investimentos. Além disso, enfatizam a importância da sustentabilidade e qualidade na produção agrícola, dois fatores cada vez mais valorizados no comércio global.
Peter Paulo