Evacuação de brasileiros em gaza marcada para quinta-feira após atrasos

0

Após incertezas e atrasos, a comunidade brasileira presa na Faixa de Gaza pode enfim respirar aliviada com a notícia de que a evacuação está marcada para esta quinta-feira (9). A informação foi passada pela diplomacia do Brasil aos cidadãos brasileiros que se encontram na região de conflito, embora ainda não tenha sido oficialmente confirmada pelo Itamaraty ou pelo Escritório da Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia ocupada.

A tensão aumentou quando os 34 brasileiros que esperavam deixar o sul de Gaza não foram incluídos na sexta lista de estrangeiros autorizados a sair, divulgada nesta quarta-feira (8). A frustração veio apesar das garantias anteriores fornecidas pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, ao chanceler brasileiro Mauro Vieira em conversa telefônica na última sexta-feira (3), assegurando a evacuação dos brasileiros até quarta-feira.

Enquanto o Itamaraty trabalha com as autoridades dos países envolvidos nas negociações, que ocorrem principalmente através das embaixadas do Brasil no Cairo, em Tel Aviv e em Ramala, a comunidade internacional segue com preocupação os desenvolvimentos na área. A lista recente incluiu 601 estrangeiros, com predominância de ucranianos e seguida por nacionais de Filipinas, Estados Unidos, Alemanha, Romênia e Canadá.

Os esforços para a retirada foram prejudicados após incidentes violentos no último sábado (4), quando Israel bombardeou um comboio de ambulâncias destinado a transportar feridos para o Egito, provocando o fechamento temporário da fronteira de Rafah, reaberta somente na segunda-feira (6).

As listas de evacuação são elaboradas pelas autoridades israelenses e egípcias, com a embaixada de Israel no Brasil apontando que a preparação das mesmas é de responsabilidade de “entidades e organismos internacionais”, sem especificar quais seriam. A Embaixada do Egito, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o tema.

Em meio às negociações, a realidade do conflito foi mais uma vez trazida à tona por Hasan Rabee, palestino naturalizado brasileiro de 30 anos, que reside em Khan Yunis. Com a cidade sob constantes bombardeios, Rabee registrou em vídeo os horrores vivenciados diariamente: “Mais um bombardeiro, dia a dia. Ontem à noite estava um terror, muito bombardeio para todo canto”.

Com os olhares do mundo voltados para a região e os brasileiros ansiando pelo retorno seguro, a situação em Gaza permanece sendo monitorada de perto pelas autoridades brasileiras, que continuam a pressionar por uma solução pacífica e pela garantia do bem-estar de seus cidadãos.

VTNEWS acompanhará de perto os desdobramentos dessa situação e trará atualizações conforme novas informações forem disponibilizadas pelas autoridades competentes.

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui