quarta-feira, janeiro 15, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEsporteMato Grosso inspira a China em produção sustentável e economia verde

Mato Grosso inspira a China em produção sustentável e economia verde

A diretora-executiva do Global Environmental Institute China (GEI), Jiaman Jin, em uma recente participação no painel “Cadeias de abastecimento agrícola sustentável China-Brasil: construindo colaboração para preservar as florestas amazônicas e responder aos riscos das mudanças climáticas”, na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, destacou a importância da experiência de Mato Grosso em práticas de produção sustentável.

Jiaman ressaltou que o GEI, que trabalha com políticos, empresas, cientistas e comunidades locais para desenvolver soluções ambientais, tem se inspirado nas iniciativas do estado brasileiro. “Aprendemos muito com o programa de passaporte verde de Mato Grosso, que assegura a sustentabilidade da carne produzida”, disse Jiaman. Segundo ela, Mato Grosso tem sido um modelo para o mercado global, especialmente na produção de carne com baixa emissão de carbono, um segmento com grande potencial de expansão.

O governador Mauro Mendes também participou do painel, enfatizando a eficácia da rastreabilidade da carne produzida no estado, um requisito cada vez mais exigido pelos grandes mercados internacionais. “Temos estabelecido instrumentos práticos e efetivos que garantem esta rastreabilidade e asseguram a sustentabilidade em nossa cadeia produtiva”, pontuou Mendes.

Caio Penido, presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), destacou a relevância da parceria com o mercado chinês. “55% de nossa exportação de carne é direcionada para a China, um parceiro significativo. Mato Grosso possui grande potencial de expandir sua produção em áreas degradadas, produzindo carne de baixo carbono em larga escala”, explicou Penido.

Essa troca de experiências entre Mato Grosso e o GEI ilustra a crescente importância da colaboração internacional em práticas sustentáveis, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e necessidade de segurança alimentar e climática. A relação entre o Brasil e a China, nesse aspecto, revela-se como um exemplo promissor de cooperação ambiental global.

Por Peterson Prestes

Entre no grupo da VTNEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_img

RECENTES

Comentários recentes