Sérgio Ricardo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), expressou sua preocupação com o “altíssimo risco” de desabamentos no paredão do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, durante uma vistoria técnica nesta sexta-feira (12). Ele sugere a construção de um túnel a aproximadamente 500 metros do local como medida preventiva.
A visita de Sérgio Ricardo destacou a necessidade urgente de ações, considerando o risco classificado como R4, indicando um perigo muito elevado, segundo o estudo da Metamat (Companhia Mato-grossense de Mineração). O presidente do TCE pediu a liberação imediata de uma das pistas e enfatizou a importância de aumentar a fiscalização na área.
A proposta de construir um túnel, além de mitigar os riscos, visa facilitar a duplicação da rodovia entre o Trevo do Manso e Chapada dos Guimarães. Sérgio Ricardo ressalta a movimentação intensa na via, tornando essencial encontrar soluções sem paralisar o tráfego.
Um ofício será encaminhado ao governador Mauro Mendes solicitando a criação imediata de uma Comissão de Gestão de Riscos. Alternativas de curto e médio prazo incluem cortar o morro para alargar a pista.
Além disso, projetos de longo prazo visam impulsionar o turismo na região, como a possibilidade de construir uma ponte semelhante à ponte Sérgio Motta, com uma pista de vidro para observação. Essas iniciativas, segundo Sérgio Ricardo, não apenas abordariam questões de infraestrutura, mas também poderiam atrair visitantes, fortalecendo a economia local.
Fonte: MidiaNews