Após o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciar a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governo de Mato Grosso deu início à implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na avenida do CPA, próximo ao Comando Geral da PM. A obra avança com a execução do sistema de drenagem no canteiro central, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Após a conclusão desse serviço, os trabalhos seguirão para a construção da pista de concreto, envolvendo a remoção da capa asfáltica e a execução da terraplanagem. Todas as licenças ambientais necessárias já foram obtidas, de acordo com a Sinfra.
Em Cuiabá, o sistema BRT contará com duas linhas. A primeira conectará o Terminal do CPA, próximo ao Comando Geral da PM, ao Terminal de Várzea Grande, percorrendo as avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro. A segunda linha partirá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, até o centro da capital.
Enquanto o BRT se desenvolve em Várzea Grande e Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro criou uma Comissão Técnica para coordenar e executar as ações necessárias para a implantação do novo VLT. O projeto, denominado “Novo VLT Cuiabano”, expande o modal até o Distrito Industrial, no trecho Coxipó. A reestruturação proposta aumentará a extensão do VLT para 23.125 metros, com 03 terminais de integração, 01 estação de conexão e 32 estações de transbordo, comparado ao projeto original de 22.180 metros e 33 estações.
A mobilização, iniciada em 5 de janeiro, possibilitou a inclusão do Novo Projeto Funcional no sistema ‘TRANSFERGOV’. O projeto está em conformidade com o edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, garantindo investimento federal para transportes de alta e média capacidade, como metrôs, trens urbanos e VLTs.
O prefeito destaca que o investimento federal no projeto do VLT Cuiabano realizará o sonho da população em ter um transporte sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico, urbano e social, e proporcionando dignidade aos usuários do transporte coletivo.
Fonte: Gazeta Digital