Tensões Crescem: Rússia Acusa Ucrânia de Derrubar Avião Militar em Ataque “Bárbaro”

0

Nesta quarta-feira (24), a Rússia alegou que a Ucrânia é responsável pela queda de um avião militar russo em uma área de fronteira entre os dois países, classificando o incidente como um “ato de barbárie”. O avião transportava 74 pessoas, incluindo 65 prisioneiros ucranianos que, segundo Moscou, seriam trocados por russos detidos na Ucrânia. A aeronave caiu em Belgorod, cidade russa próxima à fronteira ucraniana.

De acordo com a agência de notícias RIA, citando o Ministério da Defesa, radares russos detectaram o lançamento de dois mísseis ucranianos. O governo russo acusou a Ucrânia de derrubar a aeronave, intensificando as já elevadas tensões entre os dois países. Até o momento desta atualização, Kiev ainda não havia se pronunciado.

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, aliado de Vladimir Putin, alegou, sem apresentar evidências, que as Forças Armadas ucranianas sabiam que a aeronave transportava passageiros nacionais, mas a derrubaram devido a “lutas internas”. Um vídeo feito por um morador de Belgorod mostra o momento da queda, com uma nuvem de fumaça compatível com a produzida por explosões de mísseis, segundo um especialista em aviação consultado pela BBC.

A acusação aumenta as tensões entre Ucrânia e Rússia, em meio a uma escalada de ataques russos na guerra que já dura quase dois anos. Desde o final de dezembro, tropas russas têm bombardeado alvos civis em grandes cidades ucranianas. Os ataques contrastam com o cenário de 2023, quando as ações eram mais concentradas nas frentes de batalha.

O avião acidentado, um Ilyushin Il-76, destinado ao transporte militar, levava 65 prisioneiros ucranianos, seis membros da tripulação e três pessoas não identificadas. O incidente ocorre em um contexto de trocas de prisioneiros entre os dois países, após meses de impasses diplomáticos e no campo de batalha.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui