Secretário de Saúde Alerta para Pré-Epidemia de Dengue no Brasil: Vacina não é Solução Definitiva

0

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, lançou um alerta na terça-feira (6) sobre a situação preocupante da dengue no Brasil, classificando-a como uma pré-epidemia nacional. Figueiredo enfatizou que a vacinação oferecida pelo Governo Federal não é capaz de resolver completamente o problema da doença.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, até segunda-feira (6), foram registrados 2.689 casos de dengue e um óbito em Mato Grosso.

O secretário ressaltou que a dengue é um problema que se concentra principalmente nas residências, com 75% dos focos de infestação do mosquito e proliferação de larvas ocorrendo dentro dos lares. Ele destacou que cada indivíduo deve realizar sua parte em medidas preventivas para reduzir os casos que demandam assistência médica.

Figueiredo também informou que o Ministério da Saúde não planeja disponibilizar a vacina contra a dengue para toda a população, priorizando apenas determinados grupos, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à escassez de doses no mercado.

Apesar da preocupação com a situação nacional da dengue, Figueiredo comemorou o fato de Mato Grosso não estar entre as regiões de maior contágio e não ter sido elegível para receber a vacina, pois até o momento só foram registrados casos da dengue tipo 1, que geralmente apresenta sintomas mais leves.

Fonte: MidiaNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui