Uma descoberta surpreendente na Amazônia está intrigando cientistas e entusiastas da natureza. Uma nova espécie de sucuri-verde, possivelmente a maior do mundo, foi avistada pelo renomado cientista e apresentador de TV Freek Vonk durante uma expedição.
Vonk se deparou com uma cobra gigante enquanto nadava em um rio, estimada em incríveis 8 metros de comprimento e mais de 200 quilos. O achado, digno de documentário, foi detalhadamente descrito na revista científica Diversity em um artigo publicado na última sexta-feira (16/2).
Até então, apenas uma espécie de anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima) era reconhecida na região amazônica. No entanto, a descoberta dessa nova sucuri-verde pode revolucionar o entendimento sobre a biodiversidade da Amazônia.
“Hoje, com outros 14 cientistas de nove países, descrevi uma nova espécie de cobra da Amazônia, que pode ser a maior do mundo. E não qualquer uma, é uma serpente gigante! Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda-verde, como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes, é na verdade duas espécies diferentes!”, compartilhou Vonk em suas redes sociais.
Segundo o pesquisador, embora as duas espécies pareçam quase idênticas à primeira vista, a diferença genética entre elas é significativa, alcançando 5,5%. Para efeito de comparação, humanos e chimpanzés apresentam uma divergência genética de apenas cerca de 2%.
Essa descoberta reforça a importância da preservação da Amazônia e evidencia a riqueza de sua biodiversidade, ainda em grande parte desconhecida e subestimada.
Fonte: MidiaNews