Cuiabá destina área para abrigar indígenas venezuelanos: Prefeitura intensifica ações de assistência social

0

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhado pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, juntamente com representantes de diversos segmentos da sociedade, realizam nesta sexta-feira, 1º de março, uma visita à área designada pela Prefeitura de Cuiabá para a realocação das 53 famílias de indígenas venezuelanas da etnia Warao na capital.

Atendendo à determinação do chefe do Executivo, uma força-tarefa foi criada com o objetivo de proteger as famílias em situação de vulnerabilidade social.

O encontro está agendado para as 8h30, em frente à Prefeitura de Cuiabá, e contará com a participação de diversas autoridades. A área municipal está localizada no distrito do Nova Esperança do Pequizeiro, na rodovia MT 040, próxima à construção do Hospital Universitário Júlio Muller.

A visita atende a uma solicitação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e de outras instituições envolvidas na causa dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, durante uma reunião realizada em 26 de janeiro, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.

Desde novembro de 2022, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tem prestado assistência a esse grupo.

É importante ressaltar que todas as famílias atendidas estão devidamente cadastradas no Cadastro Único, o que lhes proporciona acesso a uma série de programas governamentais, incluindo o Programa Bolsa Família. Além dos benefícios eventuais, foram providenciados encaminhamentos para oportunidades de emprego, resultando na colocação de 28 famílias em empregos formais na empresa Cocremix e 5 na rede de supermercados Comper, todos com o suporte e orientação da equipe do CRAS Getúlio Vargas.

Conforme o Relatório Técnico Socioassistencial da Secretaria de Assistência, até novembro do ano passado, 239 famílias venezuelanas residiam em Cuiabá, sendo 40 delas indígenas Warao. Hoje, o número subiu para 56 famílias indígenas, compostas por 141 adultos e 89 crianças, conforme dados do MPE.

Fonte: Baixada Cuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui