O afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reverbera fortemente dentro do MDB, tanto a nível local quanto nacional. Segundo informações da Revista IstoÉ desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria solicitado ao presidente do MDB, Baleia Rossi, a retirada do cargo de vice-líder de governo do deputado federal Emanuelzinho, filho de Emanuel Pinheiro. Esta medida é interpretada como um reflexo do impacto negativo do afastamento do prefeito sobre o partido.
Emanuel Pinheiro, figura conhecida pela Justiça e pela Polícia Federal, tem sido alvo de diversas operações de combate à corrupção, especialmente no âmbito da prefeitura de Cuiabá. O afastamento de seis meses determinado pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, se baseia em acusações de liderança em uma suposta organização criminosa na área da saúde.
As investigações conduzidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) apontam Emanuel como peça central dessa organização criminosa, fornecendo apoio financeiro e político ao grupo. O afastamento de Emanuel, além de impactar diretamente a administração municipal de Cuiabá, tem repercussões políticas significativas, afetando até mesmo o posicionamento do partido em nível nacional.
Fonte: MidiaNews