No segundo ano de seu mandato, o presidente Lula (PT) encontra-se em situação de empate técnico com seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) em termos de avaliação, de acordo com levantamento do Ipec divulgado recentemente. A pesquisa revela que os índices de aprovação, regularidade e desaprovação do governo Lula são semelhantes aos que Bolsonaro apresentava no mesmo período de sua gestão.
Realizado em 130 municípios e entrevistando 2 mil pessoas, o levantamento aponta que a gestão de Lula tem uma avaliação de ótimo/bom de 33%, enquanto Bolsonaro registrava 34% no mesmo período. A avaliação regular de ambos os presidentes também atinge 33%, e a avaliação ruim/péssimo é de 32% para Lula e 30% para Bolsonaro.
Comparativamente a outros governos, a gestão atual de Lula supera em avaliação positiva os primeiros anos dos mandatos de presidentes como Collor, Itamar Franco e o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso e Dilma. No entanto, fica aquém dos primeiros anos de seus próprios mandatos anteriores, assim como do primeiro mandato de Dilma e do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.
A pesquisa revela ainda que a avaliação positiva do governo Lula no terceiro mandato é tecnicamente igual à do primeiro mandato. Em comparação com os resultados anteriores, a avaliação positiva de Lula sofreu uma queda de 8 pontos percentuais desde março de 2023, enquanto a avaliação negativa aumentou 8 pontos percentuais no mesmo período.
Fonte: G1