Um relatório da Polícia Militar revelou que a facção criminosa conhecida como Comando Vermelho (CV) teria financiado a construção e distribuído lotes em terras do Contorno Leste, no Brasil 21, em Cuiabá. A região foi alvo de uma operação de desocupação na última segunda-feira (12), resultando na prisão de 12 pessoas.
Segundo o relatório, membros do CV estariam articulando a ocupação da região para dominá-la, exigindo que os moradores permaneçam no local invadido.
O levantamento foi realizado para orientar e atualizar a nova Comissão de Conflitos Agrários do Tribunal de Justiça e serviu como base no processo de reintegração de posse realizada na segunda-feira. Esta foi a terceira tentativa de desocupação da área.
Inicialmente, constatou-se que as edificações em construção abrigavam 15 famílias, e o terreno foi delimitado em aproximadamente 577 lotes, com vias de acesso por estrada de terra. No entanto, o número de construções aumentou nos últimos meses.
O relatório, concluído em 2023, destacou a necessidade de uma visita técnica devido ao possível envolvimento de grupos criminosos na área.
“Relação dos policiais da área e de outras unidades que irão participar da visita técnica, conforme escala de serviço a ser definido na data da operação. A visita técnica necessitará de apoio das Unidades Especializadas como ROTAM, Força Tática, devido ao possível envolvimento de organizações criminosas no local e à quantidade de pessoas que podem se juntar no local com fins de se colocarem como resistência à visita técnica”, pontua o relatório.
Fonte: Gazeta Digital