Previsão do Tempo: Como Será o Outono Brasileiro?

0

O outono começou oficialmente nesta quarta-feira (20), e a meteorologia traz previsões para os próximos meses, indicando um período de tempo predominantemente seco e temperaturas acima da média em várias regiões do Brasil. Esta estação, que se estenderá até 21 de junho, promete tardes e noites mais frias, especialmente a partir de junho.

Como estação de transição entre o verão e o inverno, o outono costuma apresentar chuvas escassas no interior do país e temperaturas mais amenas. Entretanto, devido aos efeitos persistentes do El Niño e à atmosfera mais quente influenciada pelo Oceano Atlântico, espera-se um outono mais quente e seco do que o registrado no ano anterior.

Segundo especialistas, os primeiros dias desta estação devem ser marcados pelo calor, decorrente da onda de calor que elevou as temperaturas no país durante a última semana do verão. No entanto, por volta do dia 21, a previsão é que uma frente fria avance, proporcionando uma queda nas temperaturas, especialmente no Sul e Sudeste.

Além disso, os meteorologistas destacam cinco tendências para diferentes regiões do país durante o outono:

  1. Ondas de Calor: Apesar de períodos mais quentes do que o normal serem esperados, especialmente entre Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e região central do país, as temperaturas devem gradativamente diminuir ao longo da estação.
  2. Seca na Amazônia: Apesar do fim do verão amazônico, espera-se mais chuva sobre a região, mantendo as temperaturas acima da média.
  3. Frio Intenso: As primeiras quedas significativas de temperatura devem ocorrer em abril, especialmente no Sul e parte do Sudeste, com frio mais intenso a partir de maio.
  4. Chuvas no Nordeste: Apesar de o El Niño desfavorecer chuvas na região, o aquecimento do Atlântico tropical pode gerar chuvas intensas, principalmente na faixa leste.
  5. Risco para o Litoral do Sudeste: Durante a passagem de frentes frias, há um aumento do contraste térmico, podendo resultar em temporais, especialmente nas águas aquecidas da costa de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o fim do El Niño previsto para esta estação, espera-se um resfriamento gradual das águas do Pacífico, entrando em uma fase neutra em abril, e a chegada do La Niña a partir de junho.

Durante os próximos meses, abril deverá ser marcado por temperaturas acima da média em boa parte do Brasil, com destaque para chuvas no Norte e Nordeste devido à ZCIT. Em maio, prevê-se um aumento das chuvas na região Sul, com máximas acima dos 30°C no Sudeste. Já em junho, o tempo deve permanecer seco na maior parte do país, com noites e tardes mais frias.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui