Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que, para 58% dos entrevistados, o presidente Lula fez menos do que se esperava até agora em seu terceiro mandato. Os dados também mostram que, para 56% dos entrevistados, suas vidas continuam iguais desde que o petista retornou à Presidência da República, enquanto apenas 24% acreditam que ele entregou o prometido e 15% consideram que superou as expectativas.
As entrevistas foram conduzidas com 2.002 pessoas entre terça-feira (19) e quarta-feira (20), com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Esses números se assemelham aos resultados obtidos em dezembro pelo instituto, o que não é uma boa notícia para Lula.
Desde o início de seu mandato, a percepção de que o presidente está abaixo das expectativas vem crescendo gradualmente. Aos três meses de governo, 51% dos entrevistados compartilhavam dessa visão, número que se manteve estável em 53% na pesquisa seguinte, aos seis meses, e agora atinge os 58%.
O atual governo tem sido caracterizado por um intenso envolvimento em disputas políticas com o bolsonarismo. As questões judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e as revelações sobre possíveis tentativas de golpe para permanecer no poder têm consumido boa parte da energia do governo.
Entre os eleitores, há uma divisão sobre o desempenho de Lula. Enquanto 35% ainda o avaliam como ótimo ou bom, sinais de insatisfação começam a se manifestar, com a aprovação e reprovação se aproximando em um empate técnico pela primeira vez.
A pesquisa também revelou que a sensação de estagnação se reflete na percepção pessoal dos eleitores. Para 56%, suas vidas não mudaram desde que Lula reassumiu a presidência, enquanto 25% acreditam que melhorou e 20% afirmam que piorou.
Dentre os grupos mais insatisfeitos com o desempenho de Lula estão os evangélicos, os indivíduos entre 35 e 44 anos, aqueles com ensino médio, os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos e os mais instruídos. Por outro lado, os mais velhos e os eleitores com ensino fundamental são os que mais acreditam que o presidente superou as expectativas.
Fonte: MidiaNews