Empresas chinesas estão demonstrando interesse em realizar investimentos em Mato Grosso. Durante uma reunião realizada em Pequim nesta segunda-feira (25), representantes do Governo Chinês apresentaram propostas ao vice-governador do estado, Otaviano Pivetta (Republicanos), e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre os governos e explorar novas oportunidades de exportação de produtos mato-grossenses para a China.
Esta foi a segunda visita de autoridades do Governo de Mato Grosso à China em menos de seis meses. Em novembro de 2023, o governador Mauro Mendes liderou uma missão que tinha como foco abrir novos mercados e consolidar parcerias existentes. Na ocasião, o estado também participou da China Internacional Import Expo (CIIE), a maior feira de exportação do país asiático.
Durante a reunião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong, os representantes do Governo ressaltaram a importância de Mato Grosso para a segurança alimentar mundial, destacando o papel do estado na preservação ambiental e na produção de alimentos.
Com o apoio da CFNA, o Governo de Mato Grosso busca diversificar suas exportações para a China, apresentando novas oportunidades de negócio além dos produtos tradicionais, como grãos, algodão e carne.
A comitiva mato-grossense também se encontrou com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng, que apresentou empresas interessadas em investir no estado. Durante o encontro, foram discutidas possíveis relações comerciais, principalmente nos setores de agronegócio, construção e logística.
O dia foi encerrado com o evento “Invest In Mato Grosso”, voltado para empresários locais e que teve abertura realizada pelo vice-governador Otaviano Pivetta. Durante o evento, foram apresentadas as potencialidades do estado e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu autorização para funcionamento na semana anterior.
Desde o ano passado, várias empresas chinesas têm visitado Mato Grosso em busca de oportunidades de investimento, e a expectativa é de que, com a liberação da ZPE e as agendas de cooperação entre os dois países, mais empresas venham a se interessar pelo estado nos próximos meses.
Fonte: GazetaDigital