O Brasil atingiu a marca de mais de 4 milhões de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024, segundo dados atualizados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). Essa estatística representa um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o país registrou 902.174 casos.
De acordo com informações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a estimativa é que o país possa chegar a 4,2 milhões de casos neste ano. Esse número é histórico e representa o maior registro desde o início da série histórica em 2000, superando o recorde anterior de 2015, com 1.688.688 casos.
Além disso, foram confirmadas 1.937 mortes desde janeiro, enquanto 2.345 óbitos seguem em investigação. Em 2023, foram registrados 620 óbitos entre as semanas 01 e 16.
Os dados revelam que a dengue do sorotipo 1 é o mais prevalente no Brasil, presente em todos os estados. Em seguida, o sorotipo 2 foi observado em 24 estados e no Distrito Federal. Todos os quatro sorotipos da dengue circulam simultaneamente no país, com Minas Gerais sendo o único estado a relatar a presença de todos os sorotipos simultaneamente.
É importante ressaltar que o vírus da dengue possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Essa diversidade aumenta o risco de reinfecção, já que uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes ao longo da vida, uma vez que pode ser infectada pelos diferentes sorotipos do vírus.
Fonte: G1