O presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por cancelar sua participação em um evento de assinatura de convênios entre a Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém, que visava sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP 30, em 2025.
O cancelamento, segundo a assessoria da Presidência, ocorreu devido a reuniões agendadas sobre a situação no Rio Grande do Sul.
O evento estava programado para as 11 horas no Palácio do Planalto, marcando a assinatura de um investimento de R$ 1,3 bilhão da Itaipu Binacional para aprimorar a infraestrutura de Belém.
Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encontrou-se com Lula no Palácio do Planalto. Haddad mencionou que haverá um anúncio da presidência sobre o Rio Grande do Sul, após levar ao presidente os cenários discutidos, com a Casa Civil responsável pela coordenação, sem especificar horário.
Na segunda-feira (6), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reuniu-se com representantes da Fazenda, Planejamento, Advocacia-Geral da União e outros para tratar do assunto.
“Semana de muito trabalho iniciada já tratando das ações de apoio ao Rio Grande do Sul e ao povo gaúcho com colegas ministros, técnicos dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Orçamento, SRI, AGU e da Casa Civil”, publicou o ministro nas redes sociais.
Fonte: GazetaDigital