As principais companhias aéreas, incluindo Latam Airlines, Gol e Aerolíneas, optaram por cancelar os voos programados para esta quinta-feira, 9, com origem ou destino na Argentina, em resposta à greve geral convocada contra o governo de Javier Milei no país. A paralisação foi organizada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical argentina.
A Aerolíneas Argentina cancelou um total de 191 voos, afetando aproximadamente 24 mil passageiros, resultando em um custo estimado de US$ 2 milhões para a empresa, conforme comunicado oficial divulgado hoje. Desse número, 18 mil passageiros estavam programados para voos domésticos, 3 mil para voos regionais e outros 3 mil para voos internacionais.
Os passageiros que ainda não reagendaram suas passagens terão a opção de fazê-lo gratuitamente para uma data posterior até 7 dias após o término da greve. A Aerolíneas solicitou, por meio do comunicado, que os passageiros evitem se dirigir aos aeroportos ou às suas agências durante o período da greve, pois seus funcionários não estarão disponíveis no local.
A Latam Airlines também ofereceu a possibilidade de alteração das passagens sem custo adicional para até 7 dias após o término da paralisação, ou reembolso pelos bilhetes não utilizados, conforme anunciado pela empresa em comunicado hoje.
Por sua vez, a Gol garantiu que todos os clientes terão seus voos reprogramados para outras datas, com a opção de realizar a alteração sem custos adicionais, ou solicitar reembolso integral, conforme a preferência de cada passageiro.
Fonte: IstoÉ