O Brasil se prepara para enfrentar uma onda de frio que promete bater recordes de baixas temperaturas em diversas regiões, especialmente no Sul do país. Com o avanço da frente fria, ao menos cinco capitais estão previstas para registrar as menores temperaturas do ano nesta quarta-feira (15), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o Rio Grande do Sul está em alerta para o risco de geada.
A região Sul é a mais afetada, com previsões de termômetros abaixo dos 0°C. Em Porto Alegre, a mínima esperada é de 7°C, enquanto em Florianópolis a previsão é de 12°C.
De acordo com os especialistas da Climatempo, as capitais que devem enfrentar as temperaturas mais baixas são Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco. Mesmo capitais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, experimentarão quedas significativas nas temperaturas, embora não atinjam os registros mínimos do ano.
Apesar do frio intenso esperado para o Centro-Sul do país, o alívio será momentâneo, com temperaturas mais elevadas previstas para o final da semana. Isso se deve ao bloqueio atmosférico que, embora enfraquecido pela frente fria, continuará a influenciar as condições climáticas.
O bloqueio atmosférico é um fenômeno essencial para reter as chuvas na região Sul, impedindo que as frentes frias avancem e concentrando as instabilidades no extremo Sul do país. Espera-se que o bloqueio persista até o final da semana, prolongando a influência das baixas temperaturas na região.
Além do frio intenso, o Sul do Brasil também está em alerta para o risco de geada. O Inmet emitiu três alertas meteorológicos, dois de perigo e um de perigo potencial, abrangendo várias áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com a passagem da frente fria, espera-se o retorno das chuvas na região sul do país a partir de quinta-feira (16). Embora não tão intensas quanto nos últimos dias, as chuvas podem causar problemas em áreas já encharcadas.
Fonte: G1