Reino Unido Vai às Urnas: Trabalhistas Perto de Conquista Histórica

0

O Reino Unido se prepara para uma eleição decisiva nesta quinta-feira (4), que promete encerrar 14 anos de domínio conservador. Segundo a mais recente pesquisa do instituto YouGov, divulgada na quarta-feira (3), o Partido Trabalhista está prestes a conquistar uma maioria histórica no Parlamento. Com isso, Keir Starmer, líder dos trabalhistas, deverá substituir Rishi Sunak como primeiro-ministro britânico.

Esta eleição marcará a quarta mudança de poder em menos de dois anos, um fato atípico na história política do Reino Unido, onde os líderes costumam permanecer no cargo por décadas. A pesquisa da YouGov aponta que os trabalhistas possuem 39% das intenções de voto, significativamente à frente dos conservadores, que têm apenas 22%.

A iminente derrota dos conservadores já é reconhecida dentro do próprio partido. Mel Stride, ministro do Trabalho e Pensões, admitiu a provável vitória trabalhista, afirmando que eles devem conquistar “a maioria mais ampla que qualquer partido já conseguiu”. Stride declarou: “Aceitei as pesquisas como estão no momento. Parece muito improvável que estejam erradas, pois se mantêm consistentes há algum tempo. É muito provável que amanhã vejamos a maioria mais ampla que qualquer partido já conseguiu.”

A pesquisa prevê que os trabalhistas conquistarão 431 assentos, um aumento de 229 em relação às eleições de 2019. Em contraste, os conservadores sofrerão uma redução drástica, passando de 365 para 102 cadeiras. Os outros partidos, segundo o levantamento, devem obter os seguintes resultados: Liberal-Democrata (72), Partido Nacionalista Escocês (18), Reforma (3), Plaid (3) e Verde (2). Para governar com maioria absoluta, um partido precisa conquistar pelo menos 326 assentos. Se confirmada, esta será a maior vitória trabalhista desde 1997, sob a liderança de Tony Blair.

Mais de 45 milhões de eleitores de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estão convocados para votar na composição da Câmara dos Comuns, que possui 650 assentos. Apesar de não estar entre os favoritos, o partido populista de direita Reform UK, liderado por Nigel Farage, tem ganhado destaque devido às disputas internas dos conservadores nos últimos anos. Farage, conhecido por suas posições antimigração e antieuropeias, afirmou que os conservadores estão “acabados” e que a verdadeira oposição será liderada pelo Reform UK.

JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui