A bancada federal de Mato Grosso eleita no pleito deste ano é predominantemente bolsonarista. Apenas o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) defende a candidatura do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os demais parlamentares estão empenhados na reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo pró-Bolsonaro conta com sete deputados federais e dois senadores.
Defendem a reeleição do atual presidente os deputados federais Fábio Garcia (União), Abílio Brunini (União), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL) e Coronel Assis (União).
Além deles, ainda estão pedindo voto para Bolsonaro no segundo turno os senadores Wellington Fagundes (PL), reeleito no último dia 2, e Jayme Campos (União).
A fim de reforçar o nome do presidente no Estado e aumentar a votação neste segundo turno, os congressistas ainda integram uma Comissão, criada pelo governador Mauro Mendes (União), que visa debater estratégias para garantir que Bolsonaro tenha 70% de votos em Mato Grosso.
Enquanto isso, Emanuelzinho fica isolado na defesa de Lula. Ele é o único deputado federal que está atuando na campanha do petista no segundo turno. O emedebista tem o reforço apenas do senador Carlos Fávaro (PSD), que é o coordenador-geral de Lula em Mato Grosso.
No primeiro turno, Bolsonaro garantiu 59,84% em Mato Grosso, o equivalente a 1.102.866 votos. Ele saiu na frente de Lula, que obteve 34,3%, o que representa 633.748 votos.
Play Agora