Encontro Reforça Parcerias Comerciais e Potencial de Expansão Econômica no Estado
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, recebeu nesta quarta-feira (7) o embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir as vastas oportunidades de novos investimentos no estado. Durante a reunião, Mendes destacou a importância da parceria comercial entre Mato Grosso e o Irã, ressaltando o potencial de crescimento econômico e a atração de novas indústrias.
“O Irã representa a boa relação que Mato Grosso tem com todos os países que mantêm relações comerciais. Temos potenciais áreas de investimento, como a instalação de novas empresas e indústrias interessadas em contribuir para a geração de empregos, movimentar a economia e impulsionar o desenvolvimento do estado”, afirmou o governador.
Mendes também enfatizou a capacidade produtiva de Mato Grosso, particularmente no agronegócio, e a relevância do comércio de fertilizantes com o Irã. Ele mencionou a projeção de crescimento no consumo de fertilizantes, o que abre portas para novas parcerias comerciais que vão além de simples transações de compra e venda, consolidando uma cooperação estratégica entre os dois mercados.
Nos últimos anos, a relação comercial entre Mato Grosso e o Irã tem se fortalecido, com o estado exportando principalmente soja, milho e resíduos sólidos resultantes da extração do óleo de soja para o país persa.
O embaixador Abdollah Nekounam Ghadiri expressou gratidão pela recepção e se dispôs a colaborar na intermediação de novas parcerias. “Em 2023, completamos 120 anos de relações bilaterais entre o Brasil e o Irã, e essas relações são valiosas por toda a história que as acompanha. Podemos colocar toda nossa energia na expansão dessas conexões”, declarou Ghadiri.
O embaixador também demonstrou interesse em promover um encontro entre empresários iranianos e o governador, com o objetivo de estabelecer novas colaborações econômicas.
Estiveram presentes no encontro o vice-embaixador do Irã no Brasil, Amin Esmaeilpour Heravan; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda; a coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto, e a assessora da mesma unidade, Karina Colet.
Fonte: GazetaDigital