Milei Encerrra CPAC Brasil ao Lado de Bolsonaro em Santa Catarina

0

O presidente da Argentina, Javier Milei, concluiu, neste domingo (7), a quinta edição da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC Brasil), realizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Durante seu discurso, Milei estava acompanhado por Jair Bolsonaro, o governador catarinense Jorginho Mello (PL), o senador Jorge Seif (PL-SC) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), organizador do evento.

Milei foi recebido com gritos de “Viva la libertad, carajo”. Em sua fala, criticou os governos socialistas dos últimos 20 anos na América Latina, sem mencionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta foi a primeira viagem oficial de Milei ao Brasil desde que assumiu a presidência da Argentina. Ele também afirmou que Bolsonaro é vítima de perseguição judicial e que a liberdade de expressão está ameaçada em grandes potências mundiais.

Segundo Milei, “a liberdade de expressão, valor fundamental da democracia, está sendo questionada sob a desculpa de não ferir a sensibilidade de ninguém ou respeitar supostos direitos de algumas minorias ruidosas”. Ele criticou os governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela, classificando-os como “ditaduras sanguinárias”, e enfatizou que Bolsonaro sofre perseguição judicial no Brasil.

Destaques do Evento

Milei chegou em Santa Catarina na noite de sábado e foi recepcionado por Bolsonaro. Os dois assistiram ao jogo entre Brasil e Uruguai pela Copa América, onde a seleção brasileira foi desclassificada nos pênaltis. Na manhã de domingo, Milei se reuniu com Bolsonaro, os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). No encontro, recebeu de Bolsonaro a medalha “3is: imorrível, imbrochável e incomível”.

Essa é a primeira visita de Milei ao Brasil desde que assumiu a presidência da Argentina. Ele se encontrou com Mello e empresários catarinenses para discutir relações comerciais entre Santa Catarina e a Argentina.

Tensão entre Lula e Milei

Nas últimas semanas, Lula e Milei trocaram acusações. Lula afirmou que Milei deveria se desculpar pelas “bobagens” ditas sobre ele e o Brasil, enquanto Milei chamou Lula de “comunista” e “corrupto”. A abertura do CPAC Brasil foi feita por Bolsonaro, que criticou o PT e a imprensa, ignorando seu recente indiciamento pela Polícia Federal no caso das joias sauditas.

Sobre o CPAC Brasil

O CPAC Brasil é organizado por Eduardo Bolsonaro e inspirado no Conservative Political Action Conference (CPAC) dos Estados Unidos. A edição deste ano contou com a presença de governadores, deputados bolsonaristas e empresários, focando em aconselhamento eleitoral para pré-candidatos a prefeito e vereador nas próximas eleições municipais, visando fortalecer uma candidatura presidencial bolsonarista em 2026.

Fonte: Jovempan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui