O polo de vacinação contra a COVID-19 que funciona no SESC Balneário tem se destacado pelo cuidado, comodidade e atenção para com o público, majoritariamente composto por idosos, que vão até o local para se vacinar. Por conta da distância entre o portão de entrada e o restaurante onde ocorre a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizou dois micro-ônibus para transportar as pessoas nesse trajeto.
O polo SESC Balneário, aberto na última quarta-feira (14), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), que cedeu o local, funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h. Nos cinco primeiros dias de funcionamento, mais de 2,5 mil pessoas foram vacinadas no local.
Patrícia Parreão, coordenadora do polo, explica que o atendimento começa no portão de entrada, na Avenida Doutor Meireles, com a entrega de senhas e a verificação do agendamento. “De acordo com a chegada, a gente vai fazendo a triagem, verificando o horário, o QR Code e entrega as senhas para as pessoas irem entrando e fazendo o atendimento. Aquelas que não tem o transporte para entrar até o local de vacinação, que não tem carro próprio, estão sendo buscadas pelos micro-ônibus cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os ônibus passam lá, pegam as pessoas e trazem até o polo de vacinação, que é no restaurante do SESC Balneário”, conta Patrícia.
No posto de vacinação, é feito o registro do cartão de vacina, o encaminhamento para a mesa de vacinação e, em seguida, a pessoa vacinada aguarda de 15 a 30 minutos no espaço pós-vacina, para observar se apresenta alguma reação adversa. O polo conta com a parceira do Centro de Saúde do bairro Tijucal, para onde são levadas de ambulância as pessoas que venham necessitar de atendimento imediato.
A coordenadora Patrícia Parreão avalia que a campanha de vacinação no polo SESC Balneário está indo bem. “Recebemos muitos elogios, as pessoas estão gostando da dinâmica do ônibus, do atendimento”, diz.