DO METRÓPOLES
O desejo da rainha Elizabeth II de que a esposa do príncipe Charles, Camilla Parker-Bowles, se torne rainha consorte quando o filho se tornar rei dividiu opiniões entre os britânicos.
O editor do Daily Mail, Russell Myers, comparou a decisão a uma “bomba”, e afirmou, em entrevista ao podcast Pod Save The Queen, que não acha que alguém tivesse previsto isso.
“Isso é absolutamente extraordinário […] Houve alguns rumores circulando recentemente de que algo iria acontecer. Mas eu definitivamente não achava que era iminente e certamente não achava que o anúncio seria feito no Dia da Ascensão”, disse.
Ainda na entrevista, o jornalista chamou atenção para uma pesquisa realizada pela JL Partners com mais de mil adultos, que apontou que 55% das pessoas apoiam a mudança, enquanto 28% delas são contrárias.
Ao mesmo tempo, um levantamento feito pelo Daily Mail com seus leitores mostrou o contrário – nele, 33% dos entrevistados queriam que Camilla fosse rainha consorte, enquanto 67% deles foram contra.
Anúncio bombástico
Durante o pronunciamento oficial da comemoração aos 70 anos de sua ascensão à coroa britânica, que ocorreu no dia 6 deste mês, a rainha Elizabeth II fez um anúncio que surpreendeu a todos.
Na ocasião, a monarca expressou seu desejo de que Camilla Parker-Bowles, esposa do príncipe Charles, ganhasse o título de rainha consorte quando seu filho assumisse o trono como rei.
“Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que você dará a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que você me deu; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal”, disse Elizabeth.
A decisão da rainha, aos 95 anos, é vista como uma reviravolta na família real. Camilla e Charles se casaram em 2005, em uma cerimônia civil privada em Windsor Guildhall, na Inglaterra. Naquele mesmo ano, Camilla recebeu um título inferior, o de princesa consorte.
Fontes reais disseram aos jornais do Reino Unido que o desejo da rainha é um reconhecimento ao trabalho árduo da nora e pela felicidade que trouxe a Charles. O príncipe aproveitou a ocasião para se mostrar grato à decisão da mãe.
“Estamos profundamente conscientes da honra representada pelo desejo de minha mãe. Enquanto buscamos juntos servir e apoiar Sua Majestade e as pessoas de nossas comunidades, minha querida esposa tem sido meu apoio constante”, afirmou Charles.