Aumentos no Mês de Abril: Medicamentos, Tarifas Postais e Energia Elétrica

    0

    O mês de abril reserva novos desafios financeiros para os brasileiros, com reajustes previstos em diversos setores. No dia 1º, os consumidores já sentirão o impacto com o aumento de 4,50% nos preços dos medicamentos, conforme projeção da consultoria Simtax. Em seguida, no dia 3, será a vez das tarifas postais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos subirem 4,39%.

    Encerrando esse ciclo de aumentos, no dia 8, quando Cuiabá celebra seu aniversário, a tarifa de energia elétrica praticada pela distribuidora Energisa Mato Grosso (EMT) sofrerá reajuste anual. Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse aumento pode ultrapassar a inflação, atingindo uma média de 5,6% em todo o país neste ano.

    Nos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 4,50%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda não há definição do percentual de reajuste tarifário para a energia elétrica em Mato Grosso, pois a agência reguladora está analisando os contratos de energia com as distribuidoras.

    Em relação aos medicamentos, o índice oficial de reajuste ainda será divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). No entanto, já se espera um aumento linear de 4,5%, de acordo com informações do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sincofarma), José Antônio Parolin.

    Além disso, as tarifas postais também terão um acréscimo de 4,39%, impactando os serviços de envio de correspondências e telegramas, tanto nacionais quanto internacionais.

    Com esses reajustes, é importante que os consumidores estejam atentos às mudanças e busquem alternativas para adequar seus orçamentos às novas realidades do mercado.

    Fonte: GazetaDigital

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui