Coreia do Norte Lança Projétil em Direção ao Japão, que Ordena Retirada de População

0

Nesta segunda-feira (27), a Coreia do Norte lançou um projétil em direção ao Japão, resultando em um alerta de emergência emitido pelo governo japonês para que os moradores da província de Okinawa buscassem abrigo. O governo norte-coreano declarou que o lançamento visava colocar um satélite espião em órbita, mas o foguete explodiu no ar e caiu no mar devido a um defeito no motor.

Alerta e Reações

Autoridades japonesas utilizaram sistemas de transmissão pública e alto-falantes para informar os residentes de Okinawa sobre o possível míssil. Vídeos da NHK mostraram um ponto laranja no céu que explodiu em chamas, próximo à fronteira entre a China e a Coreia do Norte. Simultaneamente, a Coreia do Sul confirmou o lançamento de um “projétil não identificado” que sobrevoou o Mar Amarelo.

Detalhes do Lançamento

O lançamento ocorreu às 22h44 (10h44 no horário de Brasília) pela costa oeste da Coreia do Norte. O projétil seguiu em direção ao sul, e destroços foram detectados no mar apenas dois minutos após o lançamento. A Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte relatou que o foguete falhou devido a um defeito em um motor de combustível líquido recém-desenvolvido.

Contexto e Antecedentes

A Coreia do Norte notificou o Japão sobre o lançamento do satélite, coincidentemente após uma cúpula trilateral rara entre China, Coreia do Sul e Japão em Seul. A Coreia do Norte tem histórico de lançar mísseis balísticos em dias de lançamento de satélites, como visto em novembro de 2023, quando o país colocou seu primeiro satélite espião em órbita após várias tentativas fracassadas.

Conclusão

A contínua tensão na região aumenta a preocupação internacional sobre as atividades balísticas da Coreia do Norte. A resposta rápida das autoridades japonesas e sul-coreanas destaca a gravidade da situação e a necessidade de vigilância constante.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui