O Google anunciou nesta quarta-feira (24) uma nova política que proíbe a veiculação de anúncios políticos em suas plataformas durante as eleições municipais deste ano. A medida, prevista para entrar em vigor em maio, foi tomada em resposta à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos.
A decisão da empresa de tecnologia se baseia na abrangência da nova resolução do TSE, que impõe obrigações consideradas desafiadoras para as plataformas que realizam o impulsionamento de conteúdo eleitoral. O Google destaca a dificuldade técnica em cumprir as exigências, o que poderia resultar em sanções financeiras.
As regras do TSE incluem a manutenção de um repositório em tempo real de informações sobre os anúncios, além da disponibilização de ferramentas de pesquisa para consulta por palavras-chave e nomes de anunciantes. A definição ampla de conteúdo político na resolução também é apontada como um desafio para o cumprimento das obrigações.
Apesar da proibição dos anúncios políticos, o Google manterá o arquivo de anúncios eleitorais veiculados em seus serviços, porém, a ferramenta deixará de ser atualizada devido à nova política.
Em comunicado oficial, o Google ressaltou seu compromisso com a integridade das eleições e afirmou continuar dialogando com as autoridades sobre o assunto.
Fonte: G1