Seis pacientes no Rio de Janeiro testaram positivo para HIV após receberem transplantes de órgãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O erro teria ocorrido em exames realizados pelo laboratório PCS Lab Saleme, que não detectou a presença do vírus nos órgãos transplantados. O laboratório, contratado pela Secretaria de Saúde do Rio (SES-RJ) via licitação, está sendo investigado, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ordenou uma auditoria no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do estado.
O caso foi revelado após um paciente, que recebeu um transplante de coração, ter dado entrada em um hospital com sintomas neurológicos ligados ao HIV, confirmando a infecção. O PCS Lab Saleme, que prestou serviços à SES-RJ desde 2022, foi interditado pela Anvisa, e todos os exames feitos pelo laboratório serão revisados.
O Ministério da Saúde e a SES-RJ emitiram comunicados garantindo que o sistema de transplantes do SUS é seguro e que o episódio é isolado. Investigações estão em andamento, com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e o Conselho Regional de Medicina (Cremerj) conduzindo inquéritos.
A empresa PCS Lab Saleme também iniciou uma investigação interna, afirmando que esse incidente não tem precedentes em seus mais de 50 anos de operação.
Fonte: https://www.midiajur.com.br/geral/governo-abre-auditoria-apos-pacientes-contrairem-hiv-depois-de-transplante/62138