Uma tragédia ocorreu no Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, quando um avião Airbus A350-900 da Japan Airlines colidiu com uma aeronave da guarda costeira do Japão. O acidente resultou na morte de cinco tripulantes da aeronave militar, enquanto os 379 passageiros do voo comercial sobreviveram. O incidente ocorreu durante os procedimentos de decolagem, quando ambas as aeronaves se preparavam para seguir em direção à costa oeste do país, transportando ajuda humanitária para as vítimas do recente terremoto que deixou 48 mortos.
O Ministério dos Transportes japonês está investigando o ocorrido, indicando que o Airbus A350-900 colidiu com a aeronave militar da guarda costeira. Dos seis ocupantes do avião militar, cinco perderam a vida, enquanto o piloto escapou com ferimentos graves, conforme informações da emissora estatal NHK.
Todos os 367 passageiros e os 12 tripulantes do voo comercial foram evacuados em segurança, embora pelo menos 17 pessoas tenham ficado feridas, de acordo com a NHK. Imagens impactantes do aeroporto mostram o avião da Japan Airlines rodando na pista antes de uma grande explosão que resultou em chamas. Até o momento, todas as pistas do Aeroporto de Haneda permanecem fechadas.
Este trágico acidente, envolvendo a colisão entre uma aeronave comercial e militar, é uma ocorrência extremamente rara no Japão, que geralmente mantém altos padrões de segurança na aviação. A situação é ainda mais impactante considerando o recente terremoto que abalou a península de Noto, deixando 48 mortos, e evidenciando os desafios enfrentados pelo país neste momento difícil.
Fonte: UOL