13ª Feira do Empreendedor do Sebrae/MT terá programação voltada à economia criativa

0

Atenção empreendedores e inovadores criativos de Mato Grosso, criem muito, inclusive expectativas, isso porque, o setor de economia criativa terá uma programação especial para vocês durante a 13ª Feira do Empreendedor, realizada entre os dias 05 à 08 de outubro pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). O ambiente vai fortalecer a cultura mato-grossense e abrir espaço para artistas independentes, que são empreendedores culturais em diversos segmentos.

Com programações diárias, serão trabalhadas quatro iniciativas durante o evento: palco principal e atrações coletivas, consultorias especializadas, shows case e passeio noturno do centro ao Centro de Eventos do Pantanal (CEP), onde será realizada a Feira.
“Os artistas, muitas vezes têm dificuldade de se enxergar como empreendedor e de empreender dentro da sua arte. A Feira do Empreendedor é uma excelente oportunidade para potencializar essa chama, como também mostrar para toda a população que se fizer presente, seja presencial ou online, a diversidade da cultura mato-grossense”, comentou Sara de Paula, do Núcleo de Economia Criativa da Gerência de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT.
O palco principal terá dois dias de programação com regionalidades, um dia para memórias e ancestralidade e outro com brasilidades. Isso significa que o público poderá encontrar muito rasqueado, lambadão, samba, grupos étnicos para mostrar toda a diversidade de Mato Grosso.
Além disso, o Sebrae/MT vai trazer consultorias na área de economia criativa, com abordagem diferenciada sobre os temas padrões de consultoria para empresas convencionais, isso porque, no caso da economia criativa, os consultores são preparados para ouvir as demandas que são relacionadas às leis de incentivos e editais.
“Dentro das consultorias, uma das abordagens que será feita é como vender para o sistema S. O Sebrae/MT é um player que faz aquisição e estimula esse tipo de compra, mas muitos desses criativos não estão preparados para atender esta demanda, então é um dos exercícios de formação que serão realizados”, explica Felipo Abreu, gestor do Núcleo de Economia Criativa da Gerência de Desenvolvimento Territorial.
As consultorias serão todos os dias das 14h às 18h e das 19h às 22h. Quem tem interesse em fazer as consultorias pode se inscrever pelo e-mail mt-desenvolvimentoterritorial@mt.sebrae.com.br
“Quando a gente fala de um desenvolvimento empresarial maduro, pensamos em fortalecer empreendedores ou empresas em Mato Grosso que buscam linguagens ou soluções vinculadas à economia criativa, que tenham essa pegada. E também teremos uma formação voltada para o ESG para criativos, pois é um produto que vai agregar muito aos players da economia criativa”, disse.

*Fomento à economia criativa*

A economia criativa é uma área que envolve 56 setores, e, o Sebrae/MT trabalha com foco em audiovisual, música, artesanato, artes cênicas e visuais. O setor é responsável por 1,2% do PIB de Mato Grosso, o que representa cerca de R$ 200 milhões anuais.
“É um setor que tem potencial, que pode agregar valor ao desenvolvimento local dos mais variados lugares aqui do Mato Grosso. A gente está falando de todos aqueles setores ou daqueles encaminhamentos onde uma ideia ou um potencial criativo pode gerar renda, ele pode gerar emprego, ele pode gerar negócio, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável”, informou Felipo.
Outra ação voltada aos empreendedores criativos será o Passeio Noturno, no qual será realizado em parceria com o grupo de teatro Timbanaré. As pessoas vão embarcar num ponto central da cidade, reconhecer processos da nossa memória e vão terminar o passeio no Centro de Eventos do Pantanal.
A proposta é estabelecer uma relação de pertencimento das pessoas com a identidade cuiabana e mato-grossense, pois há um esquecimento por parte da população sobre a memória da cidade. Além de discutir o empreendedorismo, a 13ª Feira do Empreendedor também busca estabelecer conexões com a comunidade.

*Confira a programação:*

05/10/2023 – Regionalidade
19h Siriri Elétrico
20h Paulo Monarco e Banda – Rasquado / Lambadão
21h Henrique Maluf

06/10/2023 – Povos, Memórias e Ancestralidades
19h Batalha de hip-hop (CBA)
20h Banda Apiawa – Forró Indígena
21h Pacha Ana

07/10/2023 – Regionalidade
19h Luiza Lamar – Lambadão contemporâneo
20h Banda Calorosa – Raqueado/Lambadão
21h Erresom – Lambadão

08/10/2023 – Brasilidades
19h SasMinina – Samba
20h Bia Trindade – Popular
21h Cia. Ballet de Cegos – Fernanda Bianchini (SP)

Crédito: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui