Abrasel Solicita Retorno do Horário de Verão para Impulsionar Setor de Bares e Restaurantes

0
  1. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apelou ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para a reintrodução do horário de verão no Brasil. A entidade argumenta que a mudança pode aumentar o faturamento dos estabelecimentos em até 15%.

Em uma carta datada de 26 de setembro, a Abrasel enfatiza que, enquanto o setor busca se recuperar das perdas causadas pela pandemia, o horário de verão poderia beneficiar um mercado que emprega diretamente mais de 7 milhões de pessoas e engloba aproximadamente 1,5 milhão de empresas pelo país.

A retomada do horário de verão, de acordo com a Abrasel, não só beneficiaria o setor de alimentação e bebidas, mas também o comércio e o turismo. Turistas, por exemplo, são incentivados a estender suas atividades devido ao aumento das horas de luz do dia. A associação também fez solicitações similares ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino.

No entanto, Alexandre Silveira sinalizou, no dia 27, que o retorno do horário de verão não está em vista. Ele afirmou que a mudança só seria considerada caso houvesse uma demanda evidente por segurança de fornecimento no setor elétrico. “Os reservatórios estão em seu melhor nível em uma década”, disse ele.

A pasta já havia indicado anteriormente que, devido ao planejamento seguro já implementado, o horário de verão em 2023 não era necessário. A prática, introduzida em 1931, foi abolida em 2019 após estudos indicarem pouco benefício na economia de energia e potenciais impactos na saúde, relacionados ao relógio biológico das pessoas

Peter Prestes

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui