Moradores do Município de Colniza invadiram um sítio arqueológico, localizado às margens da BR-174, após um boato se espalhar na cidade de que havia ouro na região.
Imagens que circulam nas redes mostram maquinários pesados no local e mais de 200 pessoas escavando a terra com as próprias mãos.
A imagem mostra um corre-corre ao som dos gritos das pessoas: “O povo achou ouro aqui, gente!”.
O Estado teve que se pronunciar e emitiu uma nota dizendo que não há ouro na região e, sim, um sítio arqueológico descoberto durante a construção da rodovia, que está em curso.
“A Secretaria de Segurança Pública já está atuando, junto ao Ministério Público, para a remoção das pessoas, que estão irregularmente no local, uma vez que a retirada de material de jazidas arqueológicas é considerada crime contra o patrimônio nacional”, disse em trecho da nota.
O Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já foi acionado e a obra terá continuidade após liberação do Instituto.
A “fofoca” do caos
Segundo a imprensa local, o boato surgiu no último domingo (28) quando, durante as obras de asfalto da região, trabalhadores encontraram algo que pensaram ser ouro.
Com pouco mais de 41 mil habitantes, a “notícia” se espalhou rapidamente, atraindo cada vez mais pessoas em busca de pepitas de ouro.
Veja:
Midia News