Atividade Econômica Brasileira em Ascensão: IBC-Br Registra Segunda Alta Consecutiva em Julho

0

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento em julho, de acordo com informações divulgadas hoje pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aumentou 0,44% em julho em relação a junho, com ajustes sazonais. Este é o segundo mês consecutivo de elevação no indicador, após uma retração em maio.

Detalhes do Indicador

O índice atingiu a marca de 150,94 pontos em julho. Comparado com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 0,66%. O indicador acumulado em 12 meses apresenta um crescimento positivo de 3,12%.

O IBC-Br é uma ferramenta usada pelo BC para medir a evolução da atividade econômica no país e contribuir na formulação da política monetária, incluindo a decisão sobre a taxa Selic, atualmente fixada em 13,25% ao ano.

Taxa Selic e Política Monetária

A taxa Selic, considerada a taxa básica de juros da economia brasileira, é o principal mecanismo do BC para atingir a meta de inflação. Com a queda expressiva da inflação nos últimos meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou um ciclo de redução da Selic no mês passado. Esta redução é vista como um estímulo à atividade produtiva e marca uma mudança significativa em relação ao ciclo anterior, onde a Selic foi elevada por 12 vezes consecutivas desde março de 2021.

Expectativas Futuras

O Copom se reúne hoje e amanhã (20) para definir a nova taxa Selic. A expectativa do mercado é que ela seja reduzida para 12,75% ao ano. Isso estaria alinhado com o objetivo de estimular ainda mais a atividade econômica, ao tornar o crédito mais acessível e, por conseguinte, fomentar o consumo.

IBC-Br vs. PIB

O IBC-Br, embora seja um indicador de atividade econômica, tem uma metodologia diferente do Produto Interno Bruto (PIB), que é o indicador oficial da economia brasileira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, comparada com o primeiro trimestre do mesmo ano. Na comparação anual, houve um avanço de 3,4%.

Contexto Econômico Amplo

Estes números mostram uma trajetória ascendente da economia brasileira, que no ano de 2022 registrou um crescimento do PIB de 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões. A alta acumulada no primeiro semestre de 2023 foi de 3,7%, e o PIB acumula um aumento de 3,2% no período de 12 meses.

Estes dados reforçam a visão de que a economia brasileira está em um caminho de recuperação e expansão, apesar dos desafios trazidos pela pandemia de COVID-19. O cenário atual sugere que medidas monetárias e fiscais adotadas estão contribuindo para a retomada do crescimento econômico.

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui