quarta-feira, janeiro 15, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEsporte"Brasília sedia o inovador Festival Brasil É Terra Indígena"

“Brasília sedia o inovador Festival Brasil É Terra Indígena”

A capital do Brasil, Brasília, está se preparando para receber a primeira edição do Festival Brasil É Terra Indígena, um evento que promete ser um marco cultural. Programado para os dias 13 e 14 de dezembro, o festival será realizado em um complexo cultural na esplanada do Museu Nacional da República. Este evento gratuito não é apenas uma celebração da música e das artes plásticas, mas também um foco na exposição de artesanato e em debates que abrangem temas como economia criativa, bioeconomia e intercâmbios culturais, incluindo moda e gastronomia​​.

A programação musical é extensa e diversificada, apresentando uma mistura de artistas indígenas e convidados da cena musical brasileira. Entre os artistas indígenas estão Djuena Tikuna, Kaê Guajajara, Siba Puri, DJ Rapha Anacé, Tainara Takua, Gean Pankararu, Heloisa Araújo Tukue, Brisa Flow, DJ Eric Terena, MC Anarandá, Katú Mirim, Edvan Fulni-ô, Suraras do Tapajós, LaManxi, Brô MC’s e Grandão Vaqueiro. Além disso, artistas reconhecidos como Lenine, Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro participarão como convidados especiais​​.

O Festival Brasil É Terra Indígena tem como objetivo não apenas entreter, mas também informar e educar. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio de diversos ministérios, o evento é descrito pela coordenadora Priscila Tapajowara como uma união do contemporâneo e do tradicional, visando elevar a produção cultural indígena e a auto-sustentação dos povos originários do Brasil. Ela enfatiza a importância de proporcionar espaço, estrutura e visibilidade aos artistas indígenas dos seis biomas brasileiros, abordando a luta por direitos e a necessidade de aumentar a visibilidade desses artistas​​.

O festival também inclui a Feira de Arte dos Povos Indígenas, que funcionará durante os dois dias do evento, das 9h às 20h. A feira contará com a participação de cerca de 80 artistas indígenas de diversos biomas brasileiros, incluindo etnias como Yanomami, Macuxi, Terena, Baré, Ashaninka, Kadiwéu, Guarani, Guajajara, Tremembé, Wauja e Mehinaku​​.

Além disso, o Espaço Tecnologia e Ancestralidade será um local dedicado a debates e rodas de conversa. Uma das principais atividades será o talk show “Comunicação Indígena e Suas Narrativas”, com a participação de associações como Mídia Indígena, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e várias outras organizações indígenas nacionais​​.

Em suma, o Festival Brasil É Terra Indígena é uma iniciativa cultural e educativa significativa que destaca a rica diversidade e o talento dos povos indígenas do Brasil, promovendo um diálogo maior entre as culturas e trazendo visibilidade para questões importantes relacionadas aos povos originários do país.

Por Peterson Prestes

Entre no grupo da VTNEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_img

RECENTES

Comentários recentes