COLETIVA DE IMPRENSA: Primeira-dama anuncia criação da Superintendência de Política da Mulher – SER Família Mulher

0
Chip (ou Interface Cérebro Computador) da Neuralink. — Foto: Divulgação/Neuralink

No domingo (28), a Neuralink, empresa liderada pelo bilionário Elon Musk, realizou o primeiro implante de chip em um cérebro humano. Denominado Telepatia, o chip tem o propósito de processar sinais cerebrais, decodificá-los por meio de um aplicativo da própria Neuralink e transformá-los em comandos para controlar dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, anunciou nesta terça-feira (30.01) a criação da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres – SER Família Mulher, durante reunião da Câmara Temática de Defesa da Mulher.

O implante, denominado Telepatia, tem o intuito de permitir que pessoas com limitações motoras controlem dispositivos eletrônicos usando apenas o pensamento. A Neuralink não divulgou a região específica do cérebro onde o chip foi implantado, porém, especula-se que tenha sido no cerebelo, responsável pela coordenação motora.

Elon Musk anunciou o procedimento em sua rede social X (antigo Twitter), revelando que o objetivo inicial é avaliar a segurança do implante e do robô cirúrgico. Futuramente, a tecnologia visa auxiliar pessoas com paralisia a se comunicarem mais eficientemente. A Neuralink abriu inscrições para voluntários com paralisia decorrente de lesão medular cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

A autorização para os estudos com implantes cerebrais em humanos foi concedida pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023. Outras empresas já realizaram procedimentos semelhantes, visando auxiliar pacientes com síndromes graves na comunicação por meio de ondas cerebrais.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui