O aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos concursos”, teve mais detalhes revelados pelo governo federal nesta quarta-feira (10). A grande novidade é a expansão para 220 cidades onde as provas serão realizadas. Com 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos governamentais, as inscrições ficarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, com as provas marcadas para 5 de maio. A organização do concurso está a cargo da Fundação Cesgranrio.
Os documentos oficiais do concurso, divididos em oito blocos temáticos, serão publicados ainda hoje no Diário Oficial da União (DOU), conforme informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Distribuição das Vagas por Blocos Temáticos:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
- Nível Intermediário (692 vagas)
Mais Cidades e Taxas de Inscrição:
Três novas cidades foram adicionadas à lista de locais de aplicação das provas: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Além disso, os valores das taxas de inscrição foram anunciados, sendo R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Isenção da taxa será concedida a inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e bolsistas do Prouni ou Fies.
Reserva de Vagas e Inscrições:
O sistema de reserva de vagas inclui 5% para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Para cargos na Funai, 30% das oportunidades serão destinadas a indígenas.
As inscrições serão realizadas através do Gov.br, exigindo uma conta de qualquer nível (ouro, prata ou bronze). O candidato escolherá o bloco temático e, em seguida, os cargos de sua preferência, podendo concorrer a quantas vagas desejar dentro de uma mesma área de atuação.
Modelo de Provas e Cronograma:
Inspirado no Enem, o modelo de provas do concurso unificado terá aplicação em 5 de maio, em dois turnos. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato no momento da inscrição.
- Matutino (2h30 de prova)
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
- Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
- Vespertino (3h30 de prova)
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
- Nível médio: provas objetivas (40 questões).
O cronograma completo do concurso inclui diversas etapas, como perícia médica, procedimentos de verificação e avaliação de títulos.
O Ministério da Gestão disponibiliza um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.
Fonte: G1