Em meio a celebração de suas quatro décadas de existência, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), orquestrará um encontro significativo em Salvador, de 18 a 23 de outubro de 2023. Profissionais da área estarão imersos em mais de 150 atividades científicas e explorarão pesquisa e estudos globais sobre tópicos variados, incluindo psiquiatria forense, dependência química, medicina do sono, psicofobia e mais.
Inteligência Artificial em Foco
Antonio Geraldo da Silva, presidente da ABP, conferiu detalhes sobre alguns tópicos que dominarão as conversas e palestras durante o evento. A inteligência artificial (IA) será um dos assuntos em destaque, reconhecida por Silva como uma ferramenta que pode auxiliar os profissionais de psiquiatria em múltiplos aspectos – do diagnóstico à adesão ao tratamento e pesquisa. No entanto, ele reforça que a IA deve ser empregada “apenas para complementar o trabalho”, mantendo a humanidade e a habilidade técnica que são características intrínsecas à psiquiatria.
Atenção à Saúde Mental Infantil e Materna
A saúde mental de crianças e adolescentes será robustamente abordada no congresso, com cursos e debates enfocando desde o ‘bullying’ e suicídio até questões como TDAH e transtornos de humor. Silva enfatiza a necessidade de abordagens multidisciplinares e baseadas em evidências para atender a essa população jovem, bem como a importância do trabalho conjunto com as famílias.
Da mesma forma, a psiquiatria relativa à maternidade, incluindo transtornos psiquiátricos durante a gravidez e o pós-parto, será discutida sob uma perspectiva cuidadosa e multidisciplinar. É crucial uma avaliação completa e um tratamento personalizado, levando em consideração o histórico psiquiátrico e as preferências da mulher, indica Silva.
Impactos da Publicidade na Psiquiatria
O congresso também mergulhará em debates sobre os efeitos das novas regras de publicidade para os profissionais de psiquiatria. Com um curso detalhado sobre os riscos e benefícios da publicidade médica na psiquiatria, os profissionais discutirão como manter a ética e a precisão na era das redes sociais, enquanto ainda cumprem as resoluções do Conselho Federal de Medicina.
Qualidade do Ar e Saúde Mental
Pesquisas que exploram a correlação entre a qualidade do ar e a saúde mental também serão analisadas. Estudos recentes têm mostrado uma associação entre exposição prolongada à poluição do ar e um aumento nos casos de vários transtornos mentais. Uma palestra especial sobre o tema será proferida pela especialista Helen Fisher, do Reino Unido.
O congresso se propõe a ser uma instância de aprendizado, debate e discussão acerca dos desafios atuais e futuros da psiquiatria no Brasil e no mundo. Os profissionais que nele se farão presentes, e os tópicos discutidos, refletem o comprometimento contínuo da comunidade psiquiátrica em evoluir, aprender e adaptar-se aos tempos e tecnologias contemporâneos, sempre com a ética e o cuidado ao paciente em primeiro plano.
Peter Paulo