Dengue avança em Mato Grosso: 14 mortes e 12 mil casos registrados

0

Mato Grosso enfrenta um grave cenário de proliferação da dengue em 2024, com sete mortes confirmadas e outras sete em investigação, além de mais de 12,2 mil casos prováveis da doença. Os dados são do Ministério da Saúde e indicam que, a cada hora, aproximadamente 10 pessoas apresentam sintomas da dengue no estado. Na última semana, foram registrados em média 260 casos por dia, representando um aumento de quase 20% em comparação à semana anterior, quando os registros totalizaram 10.460.

Em apenas sete dias, houve um acréscimo de 1.832 casos. A incidência estadual já alcança a marca de 336 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto o número de casos graves da doença atinge 290. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que taxas superiores a 300 casos por 100 mil habitantes configuram uma situação de epidemia. Em todo o país, já são mais de 1,88 milhão de casos prováveis e 561 mortes em decorrência da dengue neste ano.

Além da dengue, há ocorrência de chikungunya, com um óbito e 3.471 registros da infecção no Estado, alertando para uma taxa de 94,9 ocorrências por 100 mil habitantes. Quanto à zika, não há registro de casos prováveis, segundo o boletim. Em resposta a essa situação alarmante, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou a “Semana D” contra a dengue, uma campanha de conscientização da população contra o mosquito Aedes aegypti.

Com um aumento de 35% nos casos prováveis da doença em comparação ao mesmo período do ano anterior, e um crescimento de 40% nas mortes e quase 80% nos casos graves, especialistas alertam para a necessidade de intensificar os esforços de combate ao mosquito transmissor.

Fonte: GazetaDigital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui