Diabetes e a Necessidade de Vacinação Especial no Brasil

0
Brasília - Cidadãos fazem exames de pressão e glicemia durante mutirão de atendimento e de orientação jurídica para esclarecer dúvidas dos cidadãos que sofrem com a saúde pública ou com problemas nos planos de saúde (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O diabetes, doença crônica que afeta mais de 16 milhões de brasileiros, com projeção de atingir 21 milhões até 2030 segundo o Ministério da Saúde, vai além das comuns alterações na glicemia. A doença pode agravar infecções e tornar seu portador mais vulnerável a algumas doenças, tornando essencial uma atenção especial à vacinação.

Ana Paula Burian, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e coordenadora dos centros de referência em imunobiológicos especiais (CRIEs) de Vitória desde 2004, esclarece que o diabetes possibilita ao paciente o direito a uma imunização especial, tanto nas redes públicas quanto privadas.

A questão central é que a alta taxa de açúcar no sangue, característica de quem tem diabetes, compromete certos mecanismos do sistema imunológico, elevando as chances de infecções. O maior risco se relaciona à hepatite B. “[…] Hepatite B tem com o diabetes o que chamamos de risco duplo”, destaca Burian. A combinação diabetes-hepatite B acelera o avanço para complicações, como câncer de fígado e cirrose hepática, ao mesmo tempo que potencializa os efeitos do diabetes, causando amputações, problemas renais e cegueira.

A SBIm ainda alerta para os riscos adicionais: quem tem diabetes possui 50% mais chances de contrair pneumonia pneumocócica e um risco 4,5 vezes maior de desenvolver quadros mais severos da doença, como meningite. Outra enfermidade potencialmente mais severa para diabéticos é a gripe. Eles estão no grupo com maiores chances de desenvolver quadros graves, necessitando de internação e enfrentando riscos elevados de morte. Das vítimas da gripe no país, 70% possuíam alguma comorbidade e, destas, entre 20% e 30% eram diabéticos.

No entanto, há soluções: nos CRIEs, os pacientes diabéticos têm o direito de receber anualmente a vacina da gripe. Além disso, são imunizados com a vacina pneumocócica 23-valente, disponível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) apenas em casos específicos de risco. A vacinação contra hepatite B, parte essencial do calendário vacinal, também é garantida, junto à vacina pentavalente nos primeiros meses de vida do bebê.

Peter Paulo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui