O governo federal reinstalou, nesta quarta-feira (18), o Conselho Nacional de Economia Solidária, após cinco anos de atividades paralisadas. O colegiado é composto por representantes do governo, das iniciativas econômicos solidários, das organizações da sociedade civil e dos serviços sociais.
A reinstalação do conselho foi comemorada por representantes do setor, que destacaram a importância do órgão para o fortalecimento da economia solidária no Brasil.
Redução de tributos e marco regulatório
Em seu discurso, a conselheira Francisca da Silva, representante de Minas Gerais, cobrou do governo a redução de tributos para os empreendimentos de economia solidária. Ela também destacou a importância da aprovação de um marco regulatório para o setor.
Chica da Silva
A conselheira Chica da Silva, que também é fundadora do Buffet Amigos de Chica, em Minas Gerais, falou sobre a importância da economia solidária para a recuperação de mulheres vítimas de violência doméstica.
Próximos passos
O Conselho Nacional de Economia Solidária vai se reunir nos próximos dias para discutir os próximos passos do setor. Entre as prioridades está a organização da quarta conferência nacional da economia solidária, que deve ocorrer até junho de 2024.
Crescimento do setor
A economia solidária é um importante segmento da economia brasileira. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, existem cerca de 2,5 milhões de empreendimentos de economia solidária no Brasil, que geram cerca de 10 milhões de empregos.
O que é economia solidária?
A economia solidária é um modo de organização econômica que se baseia na autogestão, na cooperação e na solidariedade. Os empreendimentos de economia solidária são caracterizados pela propriedade coletiva dos meios de produção, pela gestão democrática e pela distribuição dos lucros de forma igualitária.
Vantagens da economia solidária
A economia solidária oferece uma série de vantagens, como:
- Geração de emprego e renda
- Incorporação de pessoas em situação de vulnerabilidade social
- Desenvolvimento local
- Sustentabilidade ambiental
- Promoção da equidade social
Desafios da economia solidária
A economia solidária ainda enfrenta alguns desafios, como:
- Acesso a crédito
- Redução de tributos
- Falta de apoio governamental
- Concorrência com o mercado formal
Peter Paulo