O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) expressou sua visão de que a decisão do governador Mauro Mendes e do partido União Brasil de apoiar a candidatura de Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, tende a favorecer a candidatura do deputado federal Abílio Brunini (PL), que, segundo ele, representa a extrema-direita.
Lúdio observa que uma parte do grupo que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022 tinha afinidade com a possível candidatura de Fábio Garcia, chefe da Casa Civil, e agora, com Garcia fora da corrida eleitoral, é provável que apoiem Abílio, consolidando assim sua candidatura à prefeitura de Cuiabá.
Apesar de considerar que a escolha de Botelho beneficia Abílio, o parlamentar do PT prevê uma campanha acirrada e desafiadora para todos os candidatos.
“Nós teremos, de um lado, uma candidatura da extrema-direita, representada por Abílio. Botelho tem uma candidatura forte, que se fortalece ainda mais com o apoio do governador Mauro Mendes. E, por outro lado, teremos o terreno da centro-esquerda, da esquerda e de uma parte do centro, onde iremos definir nosso candidato”, analisa Lúdio Cabral.
Ele afirma que o PT iniciará o processo de homologação de suas pré-candidaturas nas capitais, e o assunto será discutido dentro da Federação PT, PV e PCdoB.
“A homologação acontecerá gradualmente, por meio de articulações entre os partidos da Federação, os partidos aliados e considerando a orientação do presidente Lula. Temos a pré-candidatura de Stopa [vice-prefeito] na Federação, que é legítima. Será um processo de amadurecimento que manterá o PT e a Federação unidos, com uma ampla aliança”, concluiu.
Lúdio Cabral foi escolhido como pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, enquanto a ex-deputada federal Rosa Neide mantém seu nome à disposição do partido para a disputa, que poderá ser definida pela cúpula nacional da Federação.
Fonte: Gazeta Digital