General Heleno é convocado para depor sobre suposto esquema de espionagem ilegal na Abin

0

A Polícia Federal (PF) intimou o general Augusto Heleno, ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro, para depor no inquérito que investiga um possível esquema de espionagem clandestina na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob o comando do então diretor, Alexandre Ramagem. O depoimento está agendado para a próxima terça-feira (6), em Brasília.

Heleno foi convocado para esclarecer se tinha conhecimento das alegadas irregularidades ocorridas durante a gestão de Ramagem na Abin, bem como identificar os destinatários dos relatórios produzidos pela agência. A suspeita é de que o general, como chefe na hierarquia, estivesse ciente e incentivasse tais práticas ilegais.

A operação que resultou na intimação de Heleno é uma continuação da ocorrida na semana anterior, quando Ramagem foi alvo de buscas e apreensões. Na ocasião, foram confiscados seis celulares e dois notebooks, incluindo um pertencente à Abin. Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que alegou uso indevido da agência para espionar autoridades e desafetos políticos, como Rodrigo Maia e uma promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro envolvida nas investigações sobre as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui