Governador de Mato Grosso anuncia expansão de Escolas Cívico-Militares

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O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, do partido União Brasil, anunciou esta semana um ambicioso plano para a educação pública estadual. Mendes expressou a intenção de aumentar o número de escolas militares de 26 para 50, como parte do Programa de Escolas Cívico-Militares no estado. Ele destacou que a medida não é um experimento, mas uma resposta efetiva para elevar os padrões educacionais.

“Não é Uma Aposta, É uma Realidade”

“Não é uma aposta. É uma realidade. Os alunos das escolas militares têm os melhores índices de Mato Grosso”, afirmou o governador. Ele ainda acrescentou que essas instituições oferecem um ambiente escolar que valoriza o respeito aos pais e professores, além de enfatizar a disciplina e o aprendizado efetivo.

Viabilidade Financeira

Mauro Mendes fez questão de tranquilizar a população quanto ao aspecto financeiro da iniciativa. Segundo ele, os recursos para o cumprimento dessa meta já estão incluídos no cronograma de investimentos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Custos e Implementação

A Secretaria Estadual de Educação esclareceu que a transformação de uma escola regular em uma escola cívico-militar não acarreta custos adicionais. O material didático e o corpo docente permanecerão os mesmos. “Após pedidos, discussões e estudos, uma escola regular é transformada em escola cívico-militar”, explicou a Seduc.

Independência do Projeto

Ainda segundo informações da Secretaria Estadual de Educação, o projeto de expansão das escolas cívico-militares no estado não tem vínculo com o Ministério da Educação (MEC) ou com as Forças Armadas. Isso sugere uma autonomia maior do estado na execução e administração do programa.

O anúncio do governador representa uma das mais ousadas iniciativas educacionais em Mato Grosso nos últimos anos. Ela não apenas mira melhorar os índices educacionais através da expansão de escolas cívico-militares, mas também promete fazê-lo sem impactar o orçamento público. O sucesso dessa empreitada pode definir o futuro da educação pública no estado, servindo possivelmente como modelo para outras unidades federativas.

Peterson Prestes 

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