O governador Mauro Mendes, do partido União Brasil, solicitou que sejam apuradas responsabilidades e aplicadas possíveis punições à empresa e aos médicos que deixaram de atender pacientes em unidades de saúde de Cuiabá. As reclamações de falta de médicos aconteceram no último final de semana.
O Estado realizou uma intervenção na Saúde de Cuiabá, por decisão do Tribunal de Justiça.
Segundo o governador, a falta mais recente de profissionais no plantão aconteceu por parte de uma empresa que está contratada para fornecer médicos.
“Esse final de semana ou há muitos anos está faltando médico? Há muitos anos está faltando médico na rede municipal, e neste final de semana, lamentavelmente, em uma das nossas unidades municipais, os médicos estavam na escala, a empresa está contratada para fornecer… a empresa liberou a escala e os médicos não apareceram”, explicou Mauro.
O governador solicitou uma apuração preliminar para determinar de quem foi a responsabilidade.
“Eu pedi uma rigorosa apuração. Se tiver negligência da empresa, ela tem que ser penalizada, se tiver negligência dos profissionais, eles terão que ser penalizados. Orientei a equipe de intervenção para que possa apurar preliminarmente e que encaminhe ao Ministério Público para abrir, se for o caso, uma investigação, porque é um crime faltar com o atendimento na saúde, principalmente dos médicos da empresa”, defendeu.
Mauro evitou falar em “boicote”, como tem sido apontado em outros casos. Na semana passada, o governador informou que uma pessoa foi exonerada depois de ser identificado que estava espalhando desinformação entre os servidores da rede municipal de saúde.
A população espera por uma resposta rápida e eficiente das autoridades para que não ocorra novamente a falta de médicos nas unidades de saúde e que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei.
Peterson Prestes