Janaina instala Comissão de Ética e inicia análise de 3 denúncias contra Cattani

0

A deputada Janaina Riva (MDB) instalou nesta quarta-feira (14) a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre os casos a serem analisados, estão três denúncias de quebra de decoro contra o deputado Gilberto Cattani (PL), por ofensas às mulheres e feministas.

Entre as representações, está uma da Defensoria Pública, outra da Ordem dos Advogados do Brasil e um pedido de suspeição do parlamentar, feito por Wilson Santos (PSD). Nos pedidos a serem analisados, também está uma representação de Cattani contra Wilson Santos, por quebra de decoro.

Conforme Janaina Riva, os pedidos foram encaminhados para o deputado Max Russi (PSB), corregedor da Comissão. “[Os pedidos] foram encaminhados para o corregedor deputado Max Russi, que tem um prazo até cinco sessões para apresentar ou oferecer uma representação contra os deputados. Então a gente aguarda agora o corregedor que deve se manifestar até semana que vem, segundo ele disse, no mais tardar na outra semana, seguindo o prazo”, salienta a deputada.

Caso Russi seja favorável às representações, Cattani e Wilson Santos terão um prazo de até cinco sessões para oferecer suas defesas. “Então por enquanto fica a cargo do deputado Max Russi, a gente aguarda agora os pareceres do corregedor sobre todos os pedidos protocolados”, completa Janaina.

A formação da Comissão de Ética foi ublicada na última segunda-feira (12), pelo presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), para apurar denúncia de suposta quebra de decoro parlamentar pelo deputado Gilberto Cattani, que comparou mulheres com vacas.

Como consequência das declarações, Cattani foi afastado da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa.

Repórter MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui