Lei 14.666 Institui política nacional para estímulo ao empreendedorismo jovem rural

0
Horta na propriedade de Waldir Pollack em Paracatu de Baixo, distrito de Mariana, no local são cultivadas cerca de 40 variedades de hortaliças e legumes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.666, que institui a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEEJC). Publicada nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União, a medida visa preparar jovens de 15 a 29 anos para se tornarem agentes de desenvolvimento rural. A nova política foi criada e aprovada pelo Legislativo e baseia-se na educação empreendedora e na difusão de tecnologias e inovações no meio rural.

Quatro Eixos de Ação

O PNEEJC foi estruturado em quatro eixos principais:

  1. Educação Empreendedora: A inclusão de currículos focados em empreendedorismo em escolas rurais, escolas técnicas e universidades, com o objetivo de formar integralmente o jovem e estimular o protagonismo nas atividades rurais.
  2. Capacitação Técnica: Fornecer conhecimento nas áreas de produção, comercialização e gestão econômico-financeira em empreendimentos rurais, que vão além da agropecuária e abrangem atividades agroextrativistas, florestais, artesanais, agroturismo, pesca e aquicultura.
  3. Acesso ao Crédito: Estabelecimento de linhas de crédito específicas para jovens rurais e cooperativas formadas majoritariamente por jovens, de acordo com as faixas etárias definidas pelo PNEEJC.
  4. Difusão de Tecnologias: Investimentos em pesquisas de tecnologias voltadas para a agricultura familiar e incentivos a projetos que utilizem tecnologias para convivência com condições climáticas desafiadoras, como o semiárido.

Coordenação e Implementação

Para a coordenação e o planejamento das ações, o PNEEJC prevê a criação do Comitê de Formação Empreendedora do Jovem do Campo (CFEJ). Esse comitê será composto por representantes da administração pública e de entidades da sociedade civil e terá como responsabilidades definir diretrizes e buscar recursos para financiar as ações.

A nova lei representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável e a competitividade econômica do meio rural brasileiro, focando na formação e fixação dos jovens em suas comunidades.

LEI Nº 14.666, DE 4 DE SETEMBRO DE 2023

Leia:  Lei 14.666 instituiu

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui