O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), divulgou em suas redes sociais que convocará uma reunião na tarde desta segunda-feira (6) com a Assembleia Legislativa e representantes do setor produtivo do estado. O objetivo é formalizar a doação de R$ 50 milhões para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul, duramente atingido pelos recentes temporais.
A contribuição financeira, proveniente do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), visa apoiar a reestruturação das áreas afetadas pelas chuvas que resultaram em mais de 70 mortes, além de deixar um grande número de famílias desabrigadas e desalojadas em mais de 345 municípios gaúchos.
“O Governo do Estado vai se reunir nesta tarde com membros dos setores estratégicos de Mato Grosso e formalizar a contribuição financeira de R$ 50 milhões na recuperação de estradas, escolas e casas nessa tragédia que atingiu o sul do país”, afirmou o governador.
Além do aporte financeiro, Mauro Mendes ressaltou a mobilização da sociedade civil de Mato Grosso para arrecadar doações destinadas à ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. “A sociedade civil de Mato Grosso está empenhada no recebimento de doações que devem seguir rumo ao Rio Grande do Sul e fortalecer essa grande corrente humanitária em prol de todos que foram afetados por essa tragédia”, acrescentou.
O Governo de Mato Grosso já enviou equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para auxiliar nas operações de busca e resgate na região afetada pelas chuvas.
A doação será direcionada para a recuperação de estradas e escolas, além da construção de habitações para as famílias desabrigadas. Até o momento, cerca de 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, com quase 122 mil desalojadas e outras 19 mil alojadas em abrigos do governo, segundo a Defesa Civil.
Fonte: MidiaJur