O governador Mauro Mendes (União) fez duras criticas, nesta sexta-feira (16), à legislação da União Europeia que proíbe a importação de produtos brasileiros oriundos de áreas desmatadas.
Segundo o governador, a lei afronta a soberania do Brasil por tentar pressionar o País a seguir uma legislação de outro continente. Para ele, as leis ambientais brasileiras estão entre as mais restritivas do mundo.
“Eu considero isso [a lei europeia] uma afronta à nossa soberania e até mesmo às relações internacionais e tratados internacionais”, afirmou.
“O Brasil é hoje um dos mais importantes e relevantes exemplos de desenvolvimento sustentável. Nós temos o que é mais importante no Mundo hoje: a produção de alimentos contribuindo com a segurança alimentar do planeta e também grandes ativos ambientais que contribuem com a segurança climática”, acrescentou.
A declaração foi dada no 25º Fórum de Governadores da Amazônia, que ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Mendes explicou que a legislação brasileira estabelece a utilização de apenas 20% do bioma amazônico para produção e nos demais biomas, 65%.
Para ele, o Mundo precisa respeitar mais o Brasil e cobrou uma ação urgente do Governo Federal em relação à questão.
“Nós temos que ter uma interação entre países no diálogo de diplomacia conduzido pelo Governo Federal. Uma negociação mais técnica e mais profunda tem que ser conduzida pelo nosso Itamaraty e pelas autoridades federais”, disse.